Urbânica Comunicação Integrada: nossa história, nosso logotipo

Criar um logotipo que faça a sua empresa se destacar no mercado não é nada fácil. Uma boa logo, além de trazer o conceito da marca, geralmente é simples, distinta e memorável. Há também aquelas que nos surpreendem com as mensagens que trazem e que, muitas vezes, não são facilmente percebidas.

Algumas reproduzem simplesmente um nome de forma gráfica, outras possuem uma forma abstrata que evoca seu universo, história ou valores, outras são formadas por letras estilizadas ou até mesmo por ilustrações com animais.

Ficou curioso? Então conheça nossa história.

A palavra “Urbânica” apareceu pela primeira vez em 2009, com a intenção de percorrer pequenas cidades mineiras e assessorar as prefeituras municipais. A pequena sede de Juiz de Fora só veio a se estabelecer em 2013, surgindo então a logotipo.

Por que Urbânica?

O nome da empresa “Urbânica” foi inspirado na vontade de percorrer os centros urbanos, levando o poder da comunicação eficaz, preservando a natureza. O sentido de urbanização pode ter sido inspirado na sua criadora e hoje diretora geral da Urbânica, Jaqueline Dias, que sempre demonstrou um grande espírito aventureiro e a vontade de conhecer novos lugares.

Acompanhando esse projeto, juntou-se Ricardo Raquello Passos (Bob como gosta de ser chamado), nosso gênio da informática.

Por que verde e preto?

Com o crescimento populacional e a urbanização, a natureza passou a ser também questão de suma preocupação e nada melhor que o verde para representá-la. Uma cor viva, vibrante e que transmitisse nosso real compromisso com a preservação do meio em que vivemos.

Para neutralizar e mostrar o outro lado, os centros urbanos, a cor escolhida foi o preto. Essa, por sua vez trouxe contraste, fácil aplicação, mas principalmente demonstrou o lado negro das poluições visuais, que precisam ser banidos e melhor trabalhados.

Com esses princípios, a Urbânica Comunicação Integrada surge para tornar sua marca/serviço visível ao mercado, sem ultrapassar a capacidade de carga da natureza ou destruir o capital natural. A sustentabilidade também é um processo criativo e de procura de equilíbrios.

O símbolo

Uma das tantas criações publicitárias nascidas em uma mesa de bar, em um guardanapo de papel. Vários estudos foram efetuados, inclusive por grandes companheiros de profissão, mas a imagem que a empresa queria passar ao meu mercado não era traduzida. Enfim, um pintor de azulejos passa e desenha prédios, árvores e cercas. Com a tinta ainda molhada e utilizando um palito de dente, escreve as iniciais JJ, como assinatura da arte. Imediatamente veio a mente o J maior e genitor da responsável legal desta empresa, José de Magalhães Dias Filho, sempre uma grande fonte de inspiração e exemplo.

Percebemos então que dois J’s eram o motivo que faltava para a composição de um U. Um J virado para o outro, unindo a natureza e o urbano, na real construção da Urbânica.

Assim, o primeiro desenho real e definitivo surgiu da combinação dos J’s das família. Por uma feliz coincidência, os dois integrantes: Jaqueline e José de Magalhães possuem as mesmas iniciais – tradução literal do nome e símbolo da empresa.

Urbânica Comunicação Integrada